ESTATÍSTICAS

Teste da F1 no Bahrein: Melhor tempo para Antonelli pela manhã e susto para Lawson

A temporada 2025 da Fórmula 1 começou oficialmente! O jovem piloto da Mercedes, Andrea Kimi Antonelli, teve a honra de ser o primeiro a entrar na pista em uma sessão oficial. O italiano foi para o circuito do Bahrein às 10h, horário local, inaugurando as atividades do ano.

Ao fim da primeira sessão, Antonelli registrou o melhor tempo da manhã, completando uma volta em 1min31s428. O jovem de 18 anos foi 0s145 mais rápido que Alexander Albon, da Williams, que, por sua vez, ficou apenas um milésimo à frente de Liam Lawson, da Red Bull.

No entanto, todas as atenções estavam voltadas para Lewis Hamilton. O heptacampeão mundial fez sua estreia em uma sessão oficial com a Ferrari, compartilhando a pista com todos os pilotos do grid pela primeira vez desde sua transferência para a equipe italiana. Hamilton saiu dos boxes após um minuto e completou suas primeiras voltas com o SF-25, carro que já havia sido testado pela equipe na última quarta-feira.

O britânico foi visto com grandes sensores aerodinâmicos acoplados ao carro, utilizados pela Ferrari para coletar dados sobre o fluxo de ar – um procedimento comum durante testes e adotado por todas as equipes.

Após pouco mais de 50 voltas, incluindo uma pausa para ajustes nos boxes, Hamilton encerrou a manhã na quarta posição, com um tempo 0s406 mais lento que Antonelli.

Outro estreante da sessão foi Liam Lawson, que teve sua primeira oportunidade no RB21 da Red Bull. O neozelandês protagonizou o primeiro grande susto dos testes, cerca de uma hora antes da pausa para o almoço.

Lawson passou um pouco além do limite na curva 2, tocou na zebra e perdeu o controle do carro em alta velocidade. Felizmente, o piloto não bateu em nenhum obstáculo nem foi parar na brita, escapando do incidente apenas com um jogo de pneus danificado.

Nico Hülkenberg, que agora defende a equipe Sauber, terminou a manhã na nona posição, 0s741 atrás de Antonelli.

À tarde, as equipes farão uma troca completa de pilotos, garantindo que todos os 20 titulares da temporada tenham tempo de pista já no primeiro dia de testes. Entre os nomes mais aguardados para a segunda sessão estão Max Verstappen, atual campeão mundial, Lando Norris, vice-campeão, e Charles Leclerc, terceiro colocado no último campeonato.